Logotipo

Escritor – Site Oficial

Biblioteca Parque da Rocinha

Biblioteca Parque da Rocinha

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro


visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Foto externa da Biblioteca Parque da Rocinha

 Inaugurada em 2012 em uma iniciativa inédita na região, a Biblioteca Parque da Rocinha C4 se estende por cinco andares e tem como principais espaços a DVDteca, onde o público pode assistir a filmes em confortáveis poltronas, a biblioteca infantil, a cozinha-escola, com cursos para a comunidade, e o setor de internet, com mais de 30 computadores para uso do público.

Sua Biblioteca possui um vasto acervo, com obras de todos os gêneros e uma estrutura de excelente qualidade.

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Trabalho realizado com as crianças da Comunidade Rocinha

Adotada como ponto de encontro, aprendizado, diversão e convivência pelos moradores da região, a Biblioteca Parque Rocinha acolhe uma ampla variedade de cursos, tendo se tornado um canal para que os próprios moradores sejam agentes de promoção da cultura, não apenas receptores.

Seu papel muito além de uma Biblioteca comum, pois seu papel como um órgão transformador da Comunidade é de uma relevância imensurável, oferecendo permanentemente diversas atividades, dentre elas:

Saraus e Leituras, com destaque para o “Sarau Letrinhas da Favela”, onde é recebida a visita de Poetas, Escritores, Músicos e convidados para um encontro dedicado às crianças.

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Apresentações Musicais realizadas na Programação Mensal da Biblioteca

A programação permanente conta ainda com: “Exposição de Livros”, Música e Literatura, o “Som da Roça” com aulas de instrumentos musicais destinadas aos frequentadores da Biblioteca. Também conta com Palestras e Debates com diversos temas importantes para o desenvolvimento social e humano, além de encontro com Educadores, Exposições de Arte, com Ateliê de Artes e História.

Jogos e Brincadeiras Educativas contribuem imensamente para o aprendizado de crianças de todas as idades. É oferecido ainda pela Biblioteca cursos de línguas, aulas de Yoga, Cia Semearte com Aulas de Teatro, Dança do Ventre e Capoeira.

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Estudantes da Comunidade estudando na Biblioteca

Além de outras variedades que vão desde vistas agendadas até um plantão de atendimento do Sebrae que visa levar instrução para potenciais empreendedores da Rocinha.

Ressalto que minha visita a Biblioteca da Rocinha foi uma das mais gratificantes que já realizei até hoje, pois em minha concepção é uma Biblioteca muito singular e que possui um papel de extrema importância para comunidade, indo muito além de uma Biblioteca comum. Fui ainda muito bem recebido e percebi entre sua equipe um engajamento e dedicação que transmite um sentimento muito positivo com relação ao papel e dedicação das pessoas que trabalham nela.

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Foto: Escritor Henry Jenné e a Bibliotecária Iracema Massaroni, uma das pessoas a frente da Biblioteca.

Agradeço pela oportunidade de conhece-los, em especial a Bibliotecária Iracema Massaroni, que com todo carinho e gentileza me apresentou a Biblioteca e sua Equipe.

Minha Fé sempre me fez acreditar em Anjos, e costumo dizer que há anjos na Terra que atuam no bem comum. Muitos destes são voluntários, médicos devotos como por exemplo os Médicos Sem Fronteira, Educadores, Servidores de Creches, Orfanatos e Asilos, Missionários, etc.

visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

Foto: Escritor Henry Jenné e a Bibliotecária Iracema Massaroni.

Mas com toda certeza, após essa experiência é inevitável que eu passe a incluir um novo grupo de pessoas especiais que possuem papel relevante na sociedade: Os funcionários das Bibliotecas Públicas.

Principalmente porque tenho a crença de que a Literatura e a Arte podem transformar a vida de uma pessoa ou conduzi-la a um novo patamar de consciência e iluminação.

Abaixo deixo algumas fotos das Biblioteca Parque da Rocinha, assim como algumas outras informações a respeito da Comunidade onde a Biblioteca está inserida.


visita do escritor Henry Jenné a Bilioteca Parque da Rocinha no Rio de Janeiro

A COMUNIDADE DA ROCINHA

A Rocinha é uma Comuidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, no Brasil, e destaca-se por ser oficialmente a maior Comunidade do país e da América Latina. No entanto é possível que seja a maior do mundo, de acordo com alguns estudos e pesquisas. Sua população estimada é de 150.000 habitantes, fazendo com que sua região passasse a ser considerada um bairro delimitado por lei (Lei Nº 1995 de 18/07/93).

favela-rocinha

A Rocinha tem características peculiares atualmente, pois possui uma grande variedade de comércio e serviços em sua via principal. A Biblioteca Parque da Rocinha fica localizada da Estrada da Gávea, 454, Rocinha. Embora impressione a qualquer pessoa pela quantidade de pessoas e movimentação no local, seu acesso é relativamente seguro, em especial a avenida principal “Estrada da Gávea”, a qual possui policiamento constante e uma grande quantidade de comércio.


 OUTRAS FOTOS DA BIBLIOTECA PARQUE DA ROCINHA

interior da Biblioteca Parque da Rocinha   Terraço da Biblioteca Parque da Rocinha    interior da Biblioteca Parque da Rocinha Espaço Infantil

Visita de estudantes Biblioteca Parque da Rocinha   Locaização da Biblioteca Parque da Rocinha   Apresentação de Capoeira Biblioteca Parque da Rocinha

Conheça mais sobre a Biblioteca Parque da Rocinha clicando no link abaixo:

http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/a-rede/bpr/


BIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS

(PROJETO EMBRIÃO QUE LEVOU A IMPLANTAÇÃO DA

BIBLIOTECA PARQUE DA ROCINHA)

Biblioteca Parque Manguinhos

Inspirada nas experiências bem-sucedidas das bibliotecas parque implementadas em Medellín e Bogotá, na Colômbia, a Biblioteca Parque de Manguinhos foi a primeira unidade da rede, inaugurada em 2010. Com biblioteca infantil e Cineteatro, a BPM é, além de biblioteca, um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade.

Biblioteca Parque Manguinhos

Abraçado pela comunidade local, o equipamento conta ainda com o moderno Cineteatro Eduardo Coutinho, com 202 lugares e tecnologia 3D. O espaço possibilitou, ainda, a criação de iniciativas como a Cia de teatro Manguinhos em Cena, contemplada por dois editais estaduais, e outros grupos artísticos locais.

Biblioteca Parque Manguinhos

Fortemente integrada à vocação universitária da cidade de Niterói, que abriga a Universidade Federal Fluminense, a BPN vem expandindo suas parcerias com a comunidade acadêmica.

Conheça mais sobre a Biblioteca Parque Manguinhos clicando no link abaixo:

http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/a-rede/bpm/