Logotipo

Escritor – Site Oficial

Gabinete Real Português de Leitura

Gabinete Real Português de Leitura

visita do escritor Henry Jenné ao Gabinete Real Português de Leitura no Rio de Janeiro


REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA – 180 ANOS

visita do escritor Henry Jenné ao Gabinete Real Português de Leitura no Rio de Janeiro foto externa do Gabinete O Real Gabinete Português de Leitura é uma Biblioteca Privada, fundada em 1837 por José Marcellino da Rocha Cabral, e franqueada ao público a partir de 1900. É a Associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a Independência de 1822.

A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras).  É considerada a mais valiosa Biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal.

O Real Gabinete funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e freqüentado por professores universitários. Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps de “Os Lusíadas”, de 1572 que pertenceu a Companhia de Jesus. Também possui em seu espólio o manuscrito autografado do Amor de Perdição, obra do escritor português Camilo Castelo Branco, além do Dicionário da Língua Tupy de Gonçalves Dias.

visita do escritor Henry Jenné ao Gabinete Real Português de Leitura no Rio de Janeiro interior do Gabinete

Foi em seu salão nobre que foram realizadas as primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras, sob a presidência de Machado de Assis. Em sua inauguração, o escritor Ramalho Ortigão discursou: Se um dia Portugal houver de desaparecer da carta política da Europa, esta Casa será ainda como a expressão monumental do cumprimento da profecia: “não se acaba a Língua, nem o nome português na Terra”.

Além do seu fabuloso acervo bibliográfico, o Real Gabinete possui uma valiosíssima coleção de obras de arte em geral, que vão desde esculturas até pinturas, além de raros manuscritos de diversos Reis e até mesmo do Papa Pio X. Na fachada, de autoria do escultor Simões Lopes, estão as estátuas de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e do Infante D. Henrique. No salão nobre, 36 brasões de cidades portuguesas da época ornam a estrutura que delimita as paredes do teto.

visita do escritor Henry Jenné ao Gabinete Real Português de Leitura no Rio de Janeiro Interior do Gabinete

Há quem diga que o Gabinete Real Português é o verdadeiro acervo trazido por Dom João quando as tropas de Napoleão invadiram a França e a sede da Coroa Portuguesa foi transferida para o Brasil. Tal afirmação entra em contradição com a Biblioteca Nacional Brasileira que, de acordo com sua história, carrega consigo esta afirmação. Contudo, não há como se provar uma coisa ou outra.

Contudo, sendo ou não o antigo verdadeiro acervo da Biblioteca Real Portuguesa, o que importa é que se trata de uma instituição do mais alto nível em todos os sentidos. O Gabinete Real Português é maravilhoso, seja pelo seu acervo ou pela sua arquitetura e obras, as quais enchem os olhos de todos aqueles que entram no seu interior.

Por fim, vale ressaltar que em 2014 o Real Gabinete Português de Leitura foi eleita uma das 20 Bibliotecas mais lindas do mundo pela Revista Time, ao lado das Bibliotecas da Trinity College de Dublin e da Biblioteca de Alexandria, no Egito. Folgo em afirmar que foi uma das Bibliotecas mais lindas que já visitei, e recomendo a todos sua visita para apreciar sua Majestosidade. Ela aberta diariamente, sendo que para ser associado da Instituição, as inscrições poderão ser feitas diariamente na Secretaria, à Rua Luís de Camões nº 30, no centro do Rio de Janeiro.

NOTA: Ao Gabinete Real Português de Leitura, meus sinceros agradecimentos pelo acolhimento de dois exemplares do livro “21 Dias Nos Confins do Mundo”, que farão parte do acervo do Gabinete.

visita do escritor Henry Jenné ao Gabinete Real Português de Leitura no Rio de Janeiro

Na foto acima: Eu e Vera Lúcia, Bibliotecária e uma das responsáveis

pela Biblioteca do Gabinete Real Português de Leitura.