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Abaixo foto recebida da empresa Serra Verde Express, mencionada no livro Entre Trilhos e Estrelas, assim como os trajetos operados por ela.
Meus sinceros agradecimentos à empresa pela oportunidade deste contato, em especial à Sra. Elisa Rosa e o Sr. Adonai Aires de Arruda.
A Serra Verde Express é uma operadora de transporte turístico de trens com sede na cidade de Curitiba – Paraná. Eleita pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal como um dos passeios de trens mais bonitos e interessantes do mundo, a empresa oferece passeios diferenciados que vão desde o mais simples até o mais requintado, em trens de luxo. Um dos seus trajetos mais conhecidos, realizado entre as cidades de Curitiba e Morretes, foi considerado um dos 10 passeios de trens mais bonitos do mundo, recebendo inúmeros prêmios e certificados internacionais de qualidade nos serviços de transporte turístico de trens.
A empresa possui também pacotes de viagens e city tours que são oferecidos juntamente com os seus passeios. Além disso, ela oferece eventos temáticos relacionados com gastronomia e a arte cervejeira. Tudo isto com o prazer de se estar em ambientes que proporcionam uma experiência inesquecível, a bordo ou em uma de suas estações.
Assista Vídeo (Click Aqui) Institucional da Empresa
O livro “Entre Trilhos e Estrelas” mencionou a empresa em razão dela ter sido até 2014 a operadora do Trem do Pantanal, trajeto apontado ao longo da história. Mencionou ainda seus principais atrativos e características.
Abaixo fotos das viagens oferecidas pela Serra Verde Express no Estado do Paraná (Brasil)
Conheça sobre o Trem do Pantanal
O trem sempre foi considerado um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental. Esta ferrovia em particular, construída há quase um século, não acarreta nada de negativo do ponto de vista sócio econômico, muito pelo contrário. E em termos ecológicos, principalmente, seria de grande benefício. Pesquisas recentes apontam que cerca de 90% da população do estado do Mato Grosso do Sul apoia a reabertura do trajeto para o transporte de passageiros, pois o fluxo de pessoas e mercadorias facilitaria o intercâmbio do estado com outras regiões do Brasil. Além disso, contribuiria com o desenvolvimento das localidades por onde a estrada passa.
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Com relação ao trem de passageiros utilizado ao longo do trajeto, o número de vagões variava de acordo com a demanda e era oferecida em 03 categorias: executiva, turística e econômica. Os vagões com acomodação de até 64 lugares cada um possuíam ar-condicionado, poltronas e janelas panorâmicas.
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A sua capacidade máxima era de 05 vagões, sendo um deles unicamente destinados a bagagens e cozinha. Um segundo operava como bar com música ao vivo, e outros três com poltronas, dando aos passageiros a possibilidade para contemplar as lindas paisagens que surgiam ao longo do trajeto. Dentre elas o conhecido Canyon de Piraputanga.
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A primeira fase do projeto de operação do trem para utilização de passageiros iniciou em 2009, partindo da Estação Indubrasil. Esta passou a ser utilizada como a nova Estação Ferroviária de Campo Grande. De lá partiam os trens em direção a estação ferroviária da cidade de Miranda, passando por outras estações ao longo do seu percurso, sendo estas: Piraputanga, Aquidauana e Taunay.
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Atualmente, a viagem está desativada. Esta durava cerca de sete horas, com velocidade entre trinta e quarenta km/h. Em Aquidauana ocorria uma longa parada para almoço, terminando a viagem na cidade de Miranda ao final da tarde.
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A lentidão nunca foi um problema para os passageiros porque eles viajam quase sempre em razão do turismo, fotografando, filmando e apreciando as paisagens. A chegada do Trem do Pantanal em Corumbá foi prevista para 2011, mas infelizmente parou de operar em 2014. Sua desativação foi vista com grande tristeza pelos inúmeros tipos de usuários, haja vista que o trem possuía um elevado índice de satisfação e chegou a atender mais de 15.000 turistas apenas ao longo do período em que operou.
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Conheça mais sobre a Serra Verde Express:
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